por Assessoria
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publicado
09/02/2023
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última modificação
27/06/2024 15h02
Bom Dia!
Por intermédio deste, relato o atendimento que aconteceu no dia 07/02/2023 às 11h06 no centro municipal de saúde, local onde fui solicitar a impressão do cartão SUS; Entreguei meu documento de identidade e a atendente que estava lá buscou no sistema a informações, imprimiu, recortou e me entregou. Quando vi, o nome estava no do meu filho, Ricardo Miranda Machado ( ele tem 8 anos). Comentei com ela que estava errado e que se tratava do cartão do meu filho e não o meu...
Ela fez a busca novamente e constatou que NÃO ESTAVA meu nome no cadastro do SUS. Que para ela emitir o meu cartão era necessário levar a certidão do meu filho juntamente com o CPF dele. Pedi então que ela fizesse uma solicitação por escrito e, no mesmo instante ela conseguiu emitir meu cartão SUS com nome e os dados.
Parece algo simples... Que poderia passar sem ser relatado. No entanto, os prestadores de serviço público (salvo exceções) parecem "gostar" de constranger os usuários do serviço público, dificultando o acesso. Já que essa não é a primeira vez que isto ocorre...
O sistema do Cartão identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para DEMOCRATIZAR o uso do recurso público. O acesso a esse tipo de documento pode ser realizado por meio de aplicativo, sem precisar se direcionar até o departamento público e pedir para a atendente. No entanto, não são todos os cidadãos que possuem acesso a essa tecnologia e, para estes, o bom atendimento do servidor público se faz necessário para garantir acesso aos serviços públicos.
Neste caso, ao serviço público de Saúde.
Fica aqui o relato e sugestão para que tenha maior Atenção com relação aos pedidos de acesso aos serviços públicos e a forma de prestação destes serviços.
Atenciosamente,
Sintia.
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