Você está aqui: Página Inicial / Ouvidoria/e-SIC / Emissão de Cartão SUS

Emissão de Cartão SUS

por Cris Matos publicado 09/02/2023 17h35, última modificação 25/08/2023 16h35

Bom Dia! Por intermédio deste, relato o atendimento que aconteceu no dia 07/02/2023 às 11h06 no centro municipal de saúde, local onde fui solicitar a impressão do cartão SUS; Entreguei meu documento de identidade e a atendente que estava lá buscou no sistema a informações, imprimiu, recortou e me entregou. Quando vi, o nome estava no do meu filho, Ricardo Miranda Machado ( ele tem 8 anos). Comentei com ela que estava errado e que se tratava do cartão do meu filho e não o meu... Ela fez a busca novamente e constatou que NÃO ESTAVA meu nome no cadastro do SUS. Que para ela emitir o meu cartão era necessário levar a certidão do meu filho juntamente com o CPF dele. Pedi então que ela fizesse uma solicitação por escrito e, no mesmo instante ela conseguiu emitir meu cartão SUS com nome e os dados. Parece algo simples... Que poderia passar sem ser relatado. No entanto, os prestadores de serviço público (salvo exceções) parecem "gostar" de constranger os usuários do serviço público, dificultando o acesso. Já que essa não é a primeira vez que isto ocorre... O sistema do Cartão identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para DEMOCRATIZAR o uso do recurso público. O acesso a esse tipo de documento pode ser realizado por meio de aplicativo, sem precisar se direcionar até o departamento público e pedir para a atendente. No entanto, não são todos os cidadãos que possuem acesso a essa tecnologia e, para estes, o bom atendimento do servidor público se faz necessário para garantir acesso aos serviços públicos. Neste caso, ao serviço público de Saúde. Fica aqui o relato e sugestão para que tenha maior Atenção com relação aos pedidos de acesso aos serviços públicos e a forma de prestação destes serviços. Atenciosamente, Sintia.

: 08/02/2023 08h09
: Sugestão
: Ouvidoria
: 20230208080908
: Resolvida

Respostas

1

: crk
: 13/02/2023 16h05
: Aceito

Protocolo: 000039/2023
Assunto: Registro Ouvidoria.
Data Protocolo: 13/02/2023 - Horário: 14:52:20
Interessado: Sintia Miranda dos Santos
Protocolado por: Cristiane
Natureza do Processo: Administrativo

2

: crk
: 14/02/2023 14h58
: Tramitando

Interessado: Sintia Miranda dos Santos
Assunto: Emissão de Cartão SUS
Prezada Sra.,
Recebemos sua Sugestão e agradecemos o seu contato!
A Câmara Municipal informa que estará tomando as medidas cabíveis para dar conhecimento ao Poder Executivo sobre o ocorrido.
Solicitamos que este registro e identificação do agente público que a atendeu, também seja realizado na Ouvidoria da Prefeitura.
Segue link: http://www.ingadigital.com.[…]3&sessao=b054603368uvb0
Informaremos assim que houver atualização sobre o assunto.

Atenciosamente,

Fernanda Thais Ruths
Diretora Legislativa
Câmara Municipal de Carambeí

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento