Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Representante das mães em defesa do aleitamento materno faz uso da tribuna para falar da importância do aleitamento materno

Representante das mães em defesa do aleitamento materno faz uso da tribuna para falar da importância do aleitamento materno

por Cris Matos publicado 20/08/2021 15h30, última modificação 20/08/2021 17h50
agosto dourado é o mês de incentivo a amamentação

Representante das mães em defesa do aleitamento materno faz uso da tribuna para falar da importância do aleitamento materno.

Wivian Camargo Novatzki, ocupou a tribuna livre em sessão plenária(10), para falar sobre a importância do leite materno por ocasião do Agosto Dourado.

Agosto Dourado é o mês de incentivo a amamentação, a cor dourada simboliza o leite materno que é alimento com padrão de qualidade ouro para saúde. O tema deste ano “Proteger o Aleitamento Materno: Uma responsabilidade compartilhada”, vem para mostrar que amamentar não é somente coisa da mulher-mãe e sim de todos que estão ao redor daquela dupla (mãe-bebê).

Amamentar hoje em dia é cansativo, a pressão para o desmame começa muito antes da criança completar 02 anos (lembrando que 02 anos é o tempo MINÍMO recomendado pela Organização Mundial da Saúde e corroborado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Não existe tempo máximo de aleitamento materno, pois isso diz respeito somente a dupla mãe-bebê). É cansativo querer entregar o melhor alimento do mundo aos nossos filhos sem uma rede de apoio (familiares, profissionais da saúde atualizados, amigos, vizinhos, patrões, colegas de trabalho, políticas públicas, etc.). É preciso que todos estejam alinhados em um mesmo propósito, proteger a amamentação.

O leite materno é um alimento de alta densidade, rico em proteínas, vitaminas lipossolúveis, carotenos, sódio, zinco e tantos outros nutrientes. É considerado a primeira VACINA do bebê.

Além de trazer benefícios para a mãe, tais como: rápida recuperação do parto (a ocitocina liberada durante a amamentação acelera o útero a retornar ao seu tamanho e pode reduzir sangramentos pós-parto; redução das taxas de câncer de mama e de ovário; redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares).

A proteção da amamentação também está relacionada com os objetivos de um desenvolvimento sustentável, visto que é uma prática natural e renovável, produzido e fornecido sem poluição, sem embalagens e desperdícios. Em um mundo cheio de (des)informação, precisamos escolher bem quem vamos escutar. Disso dependerá nosso sucesso ou fracasso na árdua, mas maravilhosa e recompensadora jornada da amamentação.

Para estabelecer a cultura da amamentação é necessário amamentar. Apoiar as mulheres que amamentam, passando boa informação adiante que permita escolhas conscientes, promovendo e protegendo a amamentação.

Amamente. Não caia nas ciladas do sistema e da indústria. Deixe a sociedade falar, continue a amamentar pelo tempo que quiser, pelo seu filho, por você, pela presente geração e pelas gerações futuras.