Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Carambeí / Bandeira

Bandeira

por Cris Matos publicado 17/03/2014 13h20, última modificação 04/01/2017 16h05

A bandeira do Município de Carambeí resultou da combinação das bandeiras do Brasil e da Holanda, representando a colonização holandesa dentro do Estado Brasileiro.

Tendo formato retangular, com maior dimensão no sentido horizontal, é composta por: dos triângulos resultantes do prolongamento dos vértices do losango central, um no canto superior direito, na cor amarela, e outro no canto inferior esquerdo, na cor verde; cortada por três faixas inclinadas que vão do canto superior esquerdo até o canto inferior direito; e no centro, um losango branco centrado com o Brasão de Armas do Município de Carambeí.

Suas cores são provenientes das bandeiras do Brasil e da Holanda, identificando assim a história do novo Município, fazendo parte do Estado do Paraná, colonizado e industrializado pelos imigrantes advindos da Holanda.

O primeiro triângulo resultante do prolongamento dos vértices do losango central, no canto superior direito, na cor amarela, proveniente da bandeira brasileira, representa as riquezas minerais existentes no Brasil na época de sua colonização. O segundo triângulo resultante do prolongamento dos vértices do losango central, no canto inferior esquerdo, na cor verde, oriunda da bandeira brasileira, representa a mata verde nativa do Brasil, a esperança e a produtividade do Município.

As três faixas inclinadas, de igual largura, que se estendem no canto superior esquerdo até o canto inferior direito, são três cores diferentes: a primeira faixa da esquerda para a direita é de cor vermelha, a segunda é branca e a terceira é de cor azul. As cores vermelha é originária da bandeira da Holanda, a cor branca é originária das bandeiras da Holanda e do Brasil, a cor azul é originária das bandeiras do Brasil e da Holanda, sendo estas duas em maior representação na bandeira da Holanda.  Na bandeira da Holanda, estas cores têm sua origem no antigo escudo de armas dos Príncipes de Orange: uma corneta azul guarnecida de prata, pendente dos cordões vermelhos.

O losango existente no centro da Bandeira, de cor branca, presentes nas bandeiras do Brasil e da Holanda, representa a paz em ambas as Nações.

No interior do losango, encontra-se centrado o Brasão do Município.

 

---------- itens relacionados ------------